![]() |
Elzi Amorim, Maria Luíza, Roberto e Goreth, no lançamento da Revista Huai editada pelo cartunista Edra |
sábado, 25 de dezembro de 2010
Lançamento Revista Huai 3 - Presenças
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Revista Huai Comemora Dez Anos do salão de humor de Caratinga
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Lançamento: Livro "República do Silêncio"
Escritor Flávio Mateus lança reedição ampliada e revisasda do seu livro “A República do Silêncio”
Uma das novidades da nova edição, segundo o autor, é a presença de Machado de Assis narrando às histórias acontecidas em Manhuaçu na imprensa da época. O nome deriva do silêncio que se instalou sobre a história de Coronel Serafim Tibúrcio da Costa, líder do movimento que levou à independência de Manhuaçu. O escritor Flávio Mateus dos Santos vai lançar nesta próxima quinta-feira (09), às 19 horas, na Casa Ziraldo de Cultura, a 2ª edição do livro “A República do Silêncio”. Uma das novidades da nova edição, segundo o autor, é a presença de Machado de Assis narrando às histórias acontecidas em Manhuaçu na imprensa da época. Documentos originais enviados ao escritor por um juiz aposentado do Rio de Janeiro comprovam o ocorrido.
O livro “A República do Silêncio” do escritor, historiador e Mestre em História Social pela Universidade Severino Sombra (USS), de Vassouras, localizada no estado do Rio de Janeiro, é baseada na dissertação de mestrado do autor. A obra conta detalhadamente a história do período em que o município de Manhuaçu declarou a independência.
Leia mais...
O nome deriva do silêncio que se instalou sobre a história de Coronel Serafim Tibúrcio da Costa, líder do movimento que levou à independência de Manhuaçu. Flávio ressalta que a reescritura do livro foi um pouco mais trabalhosa. De acordo com o autor, foi preciso comprovar a veracidade dos documentos históricos reunidos pelo historiador logo após a 1ª edição.
Uma curiosidade apurada pelo escritor presente na obra é com relação a uma moeda própria criada durante o período da história da República de Manhuaçu por Coronel Tibúrcio. A moeda se chamava Boró, que em Tupi- Guarani significa “Peso”. Segundo Flávio, a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais fez uma perícia e confirmou a assinatura cunhada pelo coronel. O historiador convidou a todos para prestigiá-lo no dia do lançamento do livro.
E o trabalho minucioso de levantamento de dados históricos realizados pelo historiador não para por aí. O escritor já está trabalhando em um novo projeto previsto para o ano que vem. O autor quer comprovar a possível presença de Che Guevara no Alto do Caparaó em Manhuaçu. A pesquisa histórica já estampou a primeira página do Jornal Hoje em Dia. A matéria foi publicada ontem (06). O autor disse que pretende escrever um livro ao concluir a pesquisa.
Por Super Canal
Turma do Gabi 3
Saiu o terceiro número da Turma do Gabi, parceria entre o EMT Estúdio e a Júpiter II. Mais 24 páginas em tons de cinza com a turminha mais bagunceira da paróquia, com Gabi, o cão Fred, Lorenço, o porquinho Fuça-fuça, Serginho Bacana, alienígenas, enfim, um presente de Natal na medida para a gurizada que curte os gibis da Júpiter II, e que já conhecem e adoram aTurma do Gabi.
Méritos para o criador Moacir Torres (que também desenha as HQs, escritas por ele e por Júlio Maga) e seus parceiros no EMT Estúdio.
Maiores informações e vendas: smeditora@yahoo.com.br
Texto: José Salles
sábado, 4 de dezembro de 2010
Edra, do Sonho à Realidade
Cartunista caratinguense Edra, fala de sua trajetória até realização de dez salões de humor e a fundação da Casa Ziraldo de Cultura.
Assinar:
Postagens (Atom)