quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Lançamento: Livro "República do Silêncio"

Escritor Flávio Mateus lança reedição ampliada e revisasda do seu livro “A República do Silêncio”
Uma das novidades da nova edição, segundo o autor, é a presença de Machado de Assis narrando às histórias acontecidas em Manhuaçu na imprensa da época. O nome deriva do silêncio que se instalou sobre a história de Coronel Serafim Tibúrcio da Costa, líder do movimento que levou à independência de Manhuaçu. O escritor Flávio Mateus dos Santos vai lançar nesta próxima quinta-feira (09), às 19 horas, na Casa Ziraldo de Cultura, a 2ª edição do livro “A República do Silêncio”. Uma das novidades da nova edição, segundo o autor, é a presença de Machado de Assis narrando às histórias acontecidas em Manhuaçu na imprensa da época. Documentos originais enviados ao escritor por um juiz aposentado do Rio de Janeiro comprovam o ocorrido.
O livro “A República do Silêncio” do escritor, historiador e Mestre em História Social pela Universidade Severino Sombra (USS), de Vassouras, localizada no estado do Rio de Janeiro, é baseada na dissertação de mestrado do autor. A obra conta detalhadamente a história do período em que o município de Manhuaçu declarou a independência.
Leia mais...

O nome deriva do silêncio que se instalou sobre a história de Coronel Serafim Tibúrcio da Costa, líder do movimento que levou à independência de Manhuaçu. Flávio ressalta que a reescritura do livro foi um pouco mais trabalhosa. De acordo com o autor, foi preciso comprovar a veracidade dos documentos históricos reunidos pelo historiador logo após a 1ª edição.
Uma curiosidade apurada pelo escritor presente na obra é com relação a uma moeda própria criada durante o período da história da República de Manhuaçu por Coronel Tibúrcio. A moeda se chamava Boró, que em Tupi- Guarani significa “Peso”. Segundo Flávio, a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais fez uma perícia e confirmou a assinatura cunhada pelo coronel. O historiador convidou a todos para prestigiá-lo no dia do lançamento do livro.
E o trabalho minucioso de levantamento de dados históricos realizados pelo historiador não para por aí. O escritor já está trabalhando em um novo projeto previsto para o ano que vem. O autor quer comprovar a possível presença de Che Guevara no Alto do Caparaó em Manhuaçu. A pesquisa histórica já estampou a primeira página do Jornal Hoje em Dia. A matéria foi publicada ontem (06). O autor disse que pretende escrever um livro ao concluir a pesquisa.

Por Super Canal

Nenhum comentário:

Postar um comentário